Uncategorized

Morro da Fumaça: O Enigma Ocultado que a História Jamais Mostrou

O resto

o corpo dele dois dias depois na entrada de uma das minas abandonadas. O corpo estava intacto, sem nenhuma marca de violência, mas os olhos dele estavam abertos e quem viu disse que a expressão no rosto dele era de terror absoluto.

Se você está gostando, se inscreve no canal. Domingos não sabia o que pensar. Parte dele queria rir. Parte dele queria acreditar que o padre estava testando se ele era supersticioso. Mas havia algo na maneira como o padre Anselmo falava, na urgência quase desesperada da voz dele, que fez Domingos perceber que o padre acreditava completamente no que estava dizendo.

Domingos agradeceu o aviso, embora não estivesse certo se ia seguir as regras. O padre se levantou para sair, mas antes de abrir a porta, ele se virou e olhou diretamente nos olhos de Domingos. Ele disse que havia mais uma coisa. Disse que quando a névoa do morro ficasse vermelha ao amanhecer, Domingos deveria ficar dentro de casa.

Não importava se tivesse mensagens para enviar. Não importava se alguém precisasse dele. Deveria trancar todas as portas e janelas e não sair até que a névoa voltasse ao normal. Domingos perguntou o que acontecia quando a névoa ficava vermelha. O padre não respondeu. Ele apenas fez o sinal da cruz, murmurou algo que Domingos não entendeu e saiu.

Aquela noite, Domingos não conseguiu dormir direito. Ficou deitado na cama, olhando para o teto de madeira, ouvindo os sons da vila, o vento nas árvores, o ranger das casas de madeira se acomodando. E por volta das 11 horas ele ouviu passos. Os passos vinham da rua, eram lentos. arrastados, como se alguém estivesse tendo dificuldade para caminhar.

Domingo se levantou e foi até a janela. A rua estava escura, iluminada apenas pela lua crescente que lutava para penetrar a névoa. Ele não viu nada, mas os passos continuaram. Eles passaram em frente à estação de telégrafo, pararam por um momento e depois continuaram em direção ao centro da vila. Domingos pensou em sair para ver quem era, mas então lembrou das palavras do padre, lembrou da terceira regra.

Voltou para a cama, mas não dormiu. Ficou ouvindo. Os passos eventualmente pararam e então houve silêncio. Um silêncio tão profundo que Domingos podia ouvir o próprio coração batendo. Os dias seguintes foram normais. Domingos mandava e recebia telegramas, a maioria relacionada a negócios de mineração e pedidos de suprimentos.

As pessoas da vila começaram a se acostumar com ele, embora ainda mantivessem uma distância respeitosa. Ele conheceu Sebastião Vieira, o dono da venda, um homem gordo de 45 anos, com uma barba grisalha desgrenhada e um jeito alegre que parecia forçado. Sebastião ria muito, mas seus olhos nunca acompanhavam o riso.

Conheceu também Dalva Cardoso, uma viúva de 32 anos que trabalhava como costureira e lavadeira. Dalva era pequena, magra, com cabelos pretos, sempre presos num coque apertado e mãos vermelhas e calejadas de tanto lavar roupa. Ela tinha uma filha de 12 anos chamada Luía, uma menina quieta que sempre olhava para o chão quando adultos falavam com ela.

Foi Dalva quem mencionou os desaparecimentos. Ela tinha ido à estação para pegar um telegrama que o marido falecido dela tinha deixado como remetente alternativo, uma formalidade burocrática de anos atrás. Enquanto Domingos procurava o documento nos arquivos, Dalva começou a falar. Ela disse que a vila costumava ter mais gente.

Disse que nos últimos 10 anos cerca de 100 pessoas tinham ido embora. Domingos perguntou se era por causa da mineração estar em declínio. Dalva sorriu, mas era um sorriso triste. Ela disse que seria bom se fosse só isso. Ela explicou que as pessoas não iam embora no sentido tradicional. Elas desapareciam. Um dia estavam lá, no dia seguinte não.

Às vezes deixavam tudo para trás: roupas, dinheiro, objetos pessoais. Às vezes a casa ficava aberta, com a comida ainda na mesa, como se a pessoa tivesse saído para dar uma volta, e simplesmente decidido nunca voltar. Domingos perguntou se alguém procurava por essas pessoas. Dalva riu, um som amargo que não tinha nada de alegre.

Ela disse que no começo sim. disse que organizavam grupos de busca, vasculhavam a mata, desciam nas minas, nunca encontravam nada, nenhum corpo, nenhum sinal de luta, nada. Ela contou sobre Vicente Machado, um mineiro de 27 anos que tinha desaparecido do anos antes. Vicente era casado, tinha um filho pequeno.

Uma noite, ele saiu para buscar água no poço que ficava atrás da casa. Nunca voltou. Encontraram o balde dele jogado no chão ao lado do poço. A água ainda estava balançando dentro do poço, como se alguém tivesse acabado de mexer nela, mas Vicente tinha sumido. Dalva disse que depois de um tempo, as pessoas pararam de procurar.

Aprenderam a aceitar que Morro da Fumaça era assim: onde as pessoas sumiam, um lugar onde era melhor não fazer perguntas. Domingos começou a prestar mais atenção. Começou a notar coisas. Notou que as ruas ficavam completamente desertas depois das 9 horas. Notou que ninguém se aproximava das janelas à noite. Notou que as pessoas falavam em sussurros quando mencionavam a mata ou as minas.

Notou que havia casas abandonadas na vila, casas com as portas fechadas, mas sem cadeado, como se os moradores tivessem saído com a intenção de voltar, mas nunca voltaram. E notou a névoa. A névoa de morro da fumaça não era normal. Isso ele já sabia. Mas com o passar dos dias, ele começou a perceber que havia padrões.

A névoa sempre descia do morro principal ao amanhecer, sempre cobria a vila por algumas horas, sempre subia de volta quando o sol estava alto, mas algumas manhãs a névoa era diferente, mais densa, mais pesada, e tinha um cheiro, um cheiro que Domingos não conseguia identificar, mas que lhe dava náusea. Foi numa terça-feira, 23 dias depois da chegada de domingos que aconteceu.

Ele acordou ao amanhecer, como sempre fazia, e foi até a janela para verificar o tempo. Quando olhou para fora, seu estômago se revirou. A névoa estava vermelha. Não era uma cor sutil, não era um reflexo do nascer do sol. Era vermelho. Vermelho como sangue fresco. Vermelho como se a própria névoa tivesse sido embebida em algo que não deveria existir.

Domingo se lembrou imediatamente das palavras do padre Anselmo. Ficar dentro de casa, trancar portas e janelas, não sair até que a névoa voltasse ao normal. Ele trancou a porta da frente, trancou a porta dos fundos, fechou todas as janelas, desceu as cortinas e então ficou ali sentado na escuridão da sala, ouvindo. No começo não havia nada, apenas silêncio, mas depois de alguns minutos, ele começou a ouvir passos, muitos passos caminhando pela rua.

Alguns rápidos, alguns lentos, alguns pareciam arrastar, outros batiam forte no chão de terra. E havia vozes, vozes que pareciam estar chamando nomes, vozes que pareciam estar conversando. Mas quando Domingos tentava prestar atenção ao que diziam, percebia que as palavras não faziam sentido. Era como se estivessem falando de trás para frente ou em uma língua que soava como português, mas não era.

Ele ficou ali por horas. As cortinas estavam fechadas, então ele não podia ver o que estava acontecendo lá fora, mas podia ouvir. E o que ouviu foi pior do que qualquer coisa que poderia ter imaginado. Batidas nas portas, batidas fortes, insistentes, batidas que pareciam vir de todas as casas da vila ao mesmo tempo.

E gritos, gritos que começavam como vozes humanas, mas se transformavam em algo diferente. Algo que fazia os pelos do pescoço de Domingos. se arrepiarem. Então, ouviu batidas na porta dele. Três batidas fortes, pausa. Três batidas fortes, pausa. E uma voz, a voz da mãe dele. A mãe de Domingos tinha morrido 6 anos antes de febre amarela em Campinas.

Ele tinha estado no enterro, tinha visto o corpo dela ser colocado no caixão, tinha visto o caixão ser enterrado, mas aquela era a voz dela, inconfundível, chamando o nome dele, pedindo para ele abrir a porta, dizendo que estava com frio, dizendo que precisava entrar. Domingo sentiu lágrimas escorrendo pelo rosto.

Suas mãos tremiam. Ele se levantou da cadeira, deu dois passos em direção à porta e parou. Lembrou das palavras do padre Anselmo, lembrou de Joaquim Alves, lembrou da expressão de terror no rosto do homem morto. Ele se afastou da porta, voltou para a cadeira, tampou os ouvidos com as mãos, mas ainda podia ouvir a voz, ainda podia ouvir sua mãe implorando para entrar.

Isso durou até o meio-dia e então, de repente, tudo parou. O silêncio voltou. Domingos esperou mais uma hora antes de se atrever a abrir as cortinas. Quando finalmente olhou para fora, a névoa tinha voltado ao normal, branca, leitosa, inofensiva. Ele abriu a porta devagar, esperando meio que encontrar algo do lado de fora, mas não havia nada.

A rua estava, as outras casas estavam fechadas, tudo parecia normal, como se nada tivesse acontecido. Mas Domingos sabia que tinha acontecido e quando desceu para a estação de telégrafo, descobriu que não estava sozinho em saber. Havia uma mensagem esperando para ser enviada. Estava escrita em um pedaço de papel amassado, deixado embaixo da porta durante a noite.

A letra era tremida, quase ilegível. dizia: “Mande ajuda, morro da fumaça, urgente, pessoas desaparecendo. Algo na névoa. Padre Anselmo. Domingos olhou para o papel por um longo tempo, então olhou para o equipamento de telégrafo. Então olhou para a rua lá fora, onde tudo parecia tão normal. Ele enviou a mensagem.

A resposta chegou três dias depois. Era breve, dizia apenas. Mensagem recebida. Aguardem instrução. Nenhuma instrução chegou. Você já sentiu que alguém está escondendo algo de você? Que há informações que deveriam estar disponíveis, mas simplesmente não estão? Comenta aí se você já passou por isso, porque o que aconteceu depois em Morro da Fumaça é exatamente sobre isso, sobre segredos, sobre silêncio oficial.

Domingos tentou enviar mais mensagens, tentou contato com Ouro Preto, tentou contato com o Rio de Janeiro, tentou qualquer autoridade que pudesse responder. Algumas mensagens foram recebidas, a maioria foi ignorada. As que foram respondidas conham variações da mesma resposta. Aguardem instrução. Uma semana depois da névoa vermelha, aconteceu outra vez.

Domingos já sabia o que fazer. trancou-se dentro de casa, fechou tudo, esperou e mais uma vez ouviu os passos, as vozes, as batidas. Desta vez, a voz não era da mãe dele, era de Dalva Cardoso. A voz dela chamando por ele, dizendo que Luía estava doente, que precisava da ajuda dele. Mas Domingos tinha visto Dalva no dia anterior. Ela estava bem.

Luía estava bem. Ele não abriu a porta. No dia seguinte, quando a névoa voltou ao normal e ele saiu para verificar a vila, descobriu que Sebastião Vieira tinha desaparecido. A venda estava aberta. Havia mercadorias espalhadas pelo chão, como se tivesse havido uma luta, mas não havia sangue, não havia sinais de violência.

Sebastião simplesmente não estava mais lá. As pessoas da vila reagiram como Dalva tinha dito que reagiriam. Aceitaram. Recolheram as mercadorias, fecharam a venda, continuaram com suas vidas, como se Sebastião nunca tivesse existido. Domingos não conseguia aceitar. Ele foi até a igreja procurar padre Anselmo. Encontrou o padre ajoelhado em frente ao altar, rezando ou tentando rezar.

As palavras saíam fragmentadas, sem sentido. Domingos perguntou ao padre o que estava acontecendo, o que era a névoa vermelha, por as autoridades não faziam nada. Padre Anselmo se levantou devagar. Seus olhos estavam vermelhos, como se tivesse passado a noite chorando. Ele disse que não sabia o que era a névoa.

Disse que tentara pesquisar nos arquivos da igreja, tentara encontrar registros históricos, tentara entender. Não havia explicação, apenas acontecia. tinha começado cerca de 15 anos antes. No início era raro, uma ou duas vezes por ano, mas nos últimos cinco anos tinha se tornado mais frequente e cada vez que acontecia mais pessoas desapareciam.

Domingos perguntou sobre as autoridades, por que não mandavam investigadores? Por que não evacuavam a vila? O padre riu. Foi um som quebrado, sem alegria. Ele disse que tinham mandado investigadores há 8 anos. Um grupo de cinco homens soldados do exército tinham vindo investigar os desaparecimentos. Ficaram na vila por duas semanas.

Fizeram perguntas, exploraram a mata, desceram nas minas. estavam prestes a ir embora quando a névoa vermelha aconteceu novamente. Os cinco soldados desapareceram naquela noite. Depois disso, ninguém mais veio. O governo, segundo o padre, tinha decidido que Morro da Fumaça era um problema sem solução.

Então, fizeram o que governos fazem com problemas sem solução. Fingiram que não existia. Domingues perguntou porque as pessoas não iam embora. Porque continuavam vivendo ali sabendo do perigo. O padre olhou para ele como se a pergunta fosse idiota. Ele disse que alguns tentavam. Disse que ele mesmo tinha tentado três vezes, mas algo sempre os fazia voltar.

começavam a viajar, chegavam a uns 5 ou se quilômetros de distância da vila e então sentiam uma urgência, uma necessidade de voltar, como se tivessem esquecido algo importante, como se a vila os estivesse chamando. E quando voltavam, não conseguiam mais sentir vontade de sair. A urgência desaparecia. ficavam presos, não por correntes, não por ameaças, mas por algo pior, por algo que estava dentro deles.

Domingo sentiu um frio na espinha. Ele tinha chegado a morro da fumaça há menos de um mês. Será que já estava preso também? Decidiu testar. No dia seguinte, selou um cavalo que havia na estrebaria comunal da vila, encheu uma bolsa com suprimentos e começou a cavalgar. seguiu a estrada que levava a ouro preto.

Cavalgou por duas horas sem problemas. Estava começando a achar que o padre estava exagerando e então sentiu. Não foi gradual, foi súbito, como se alguém tivesse acendido uma fogueira dentro do peito dele. Uma ansiedade insuportável, uma certeza absoluta de que tinha esquecido algo vital na vila, algo que se não voltasse para buscar imediatamente seria tarde demais.

tentou ignorar, cavalgou mais 15 minutos. A ansiedade se transformou em pânico. Seu coração disparou, suas mãos começaram a tremer. Ele não conseguia respirar direito. Virou o cavalo e voltou para Morro da Fumaça. No momento em que passou pela placa de madeira rachada que marcava a entrada da vila, o pânico desapareceu como se alguém tivesse desligado um interruptor.

Voltou a respirar normalmente. Seu coração desacelerou e sentiu algo pior do que o pânico. sentiu alívio. Alívio por estar de volta, alívio por estar em casa. Mas Morro da Fumaça não era sua casa. Nunca seria, ou seria? Nos dias seguintes, Domingos tentou manter a sanidade fazendo o que sabia fazer, operando o telégrafo, enviando e recebendo mensagens, mantendo contato com o mundo exterior.

Mas mesmo isso começou a ficar estranho. As mensagens que recebia começaram a mudar. Antes eram sobre negócios, sobre famílias, sobre o cotidiano. Agora eram diferentes, curtas, estranhas. Uma mensagem de Ouro Preto dizia apenas: “Vocês ainda estão aí?” Outra do Rio de Janeiro, confirmem existência. Uma terceira de origem desconhecida. Parem de enviar mensagens.

Domingos tentou responder, tentou explicar o que estava acontecendo, mas suas mensagens não eram respondidas, ou pior, eram respondidas com silêncio. O tipo de silêncio que significa que alguém recebeu a mensagem, leu e decidiu que era melhor não dizer nada. Foi quando ele percebeu algo. Percebeu que havia um padrão nas névoas vermelhas.

Elas aconteciam sempre na mesma fase da lua, sempre quando a lua estava nova, sempre na terça ou quarta-feira mais próxima da lua nova. E a próxima lua nova era dali a três dias. Domingos decidiu fazer algo que talvez fosse estúpido, mas ele precisava entender, precisava ver. Na próxima névoa vermelha não ia se trancar dentro de casa.

ia observar, ia descobrir o que realmente acontecia. Contou o plano para padre Anselmo. O padre o chamou de louco. Disse que estava se condenando. Disse que era exatamente o que as coisas lá fora queriam, que ele observasse, que ele se expusesse. Domingos perguntou o que o padre achava que aconteceria. O padre não soube responder.

Disse apenas que ninguém que tivesse ficado do lado de fora durante a névoa vermelha tinha sobrevivido para contar. Domingos perguntou se o padre tinha certeza disso. O padre hesitou. Depois admitiu que não. Admitiu que na verdade nunca tinham encontrado os corpos das pessoas que desapareciam durante a névoa. Então não sabiam se elas morriam ou se algo pior acontecia.

Na noite anterior à lua nova, Domingos não conseguiu dormir. Ficou sentado na cadeira ao lado da janela, olhando para a rua vazia, pensando no que ia fazer, pensando se estava cometendo o maior erro de sua vida ou se estava prestes a descobrir algo que mudaria tudo. O amanhecer chegou e com ele a névoa.

Ela começou como sempre começava, branca, descendo do morro, cobrindo a vila lentamente. Mas então, aos poucos, começou a mudar. O branco deu lugar a um rosa pálido. O rosa ficou mais escuro e finalmente transformou-se em vermelho. Vermelho profundo. Vermelho que parecia pulsar. Vermelho que parecia estar vivo.

Domingos abriu a janela, não a porta. ainda não tinha coragem suficiente para isso, mas abriu a janela e olhou para fora. A névoa vermelha cobria tudo. Era tão densa que ele mal conseguia ver a casa do outro lado da rua. E dentro da névoa havia movimento, sombras, figuras que pareciam humanas, mas não se moviam como humanos.

Elas deslizavam, flutuavam. Algumas pareciam estar procurando algo, outras pareciam estar apenas vagando sem rumo e então ele viu algo que fez seu sangue gelar. Uma das figuras se aproximou da janela dele e, quando ficou perto o suficiente para que a névoa se dissipasse um pouco ao redor dela, Domingos pôde ver o rosto.

Era Sebastião Vieira, mas não era. Os olhos estavam errados, vazios, sem nenhum brilho de consciência. A pele estava pálida demais. E quando Sebastião abriu a boca, não saiu nenhum som, apenas um movimento labial, como se estivesse tentando falar, mas tivesse esquecido como. Sebastião levantou a mão, apontou para Domingos e então virou-se e desapareceu de volta na névoa.

Domingos fechou a janela, trancou, recuou para o canto mais distante do quarto e foi quando ouviu. Não eram passos desta vez. Era um som diferente, um som como de algo sendo arrastado, algo pesado, algo que raspava no chão de terra da rua. E vozes, dezenas delas, todas falando ao mesmo tempo, todas dizendo coisas diferentes.

Mas quando Domingos tentava focar em uma voz específica, percebia que todas estavam dizendo a mesma coisa. Venha, saia, junte-se. Ele tampou os ouvidos, fechou os olhos, tentou pensar em qualquer coisa que não fosse aquilo, mas as vozes eram muito altas, muito insistentes, e então ouviu batidas na porta. Não eram as batidas fortes de antes, eram batidas suaves, quase delicadas, como se quem estivesse do outro lado não quisesse assustá-lo.

Uma voz chamou seu nome, era Dalva, mas era realmente Dalva, ou era a mesma coisa que tinha usado a voz da mãe dele da última vez? A voz disse que Luía estava lá fora. Disse que Luía tinha saído durante a névoa e agora não conseguia voltar para casa. Disse que Domingos precisava ajudar, precisava abrir a porta. precisava sair.

Domingos sabia que era mentira. Sabia que Dalva nunca deixaria Luía sair durante a névoa. Sabia que aquilo era uma armadilha. Mas e se não fosse? E se realmente fosse Luía lá fora? E se ela precisasse de ajuda? E se ele ficasse ali escondido enquanto uma criança morria do lado de fora? Ele se levantou, caminhou até a porta, colocou a mão na maçaneta e então ouviu outra voz.

Não vinha de fora, vinha de dentro da casa, vinha do andar de baixo. Era o telégrafo, estava funcionando. Alguém estava enviando uma mensagem. Domingos desceu as escadas correndo. O equipamento de telégrafo estava em operação, os cliques e sons mecânicos ecoando na sala, mas ninguém estava operando.

O equipamento estava funcionando sozinho. Ele se aproximou e começou a decodificar a mensagem. As letras chegavam devagar, uma por uma. formando palavras que não faziam o menor sentido. Não saia. Eles mentem. Sempre mentem. Não existe menina. Não abra. A mensagem parou. O equipamento ficou em silêncio e então recomeçou.

Mas agora era diferente, mais rápido, mais urgente. Eu estava aqui. Eu tentei avisar. Eu sou Antônio. Eu era telegrafista. Antes de você, não saia ou vai ficar como eu. Domingo sentiu um arrepio percorrer todo o corpo. Antônio Pereira, o telegrafista anterior de Morro da Fumaça, o homem que Domingos tinha substituído, o homem que, segundo lhe disseram, tinha pedido transferência para outra vila.

Mas se Antônio tinha ido embora, como estava enviando uma mensagem agora, a menos que não tivesse ido embora, a menos que estivesse preso como Sebastião, como os cinco soldados, como todas as outras pessoas que tinham desaparecido ao longo dos anos. Domingos voltou correndo para o andar de cima. As batidas na porta tinham parado, as vozes tinham parado, tudo estava em silêncio novamente. Ele olhou pela janela.

A névoa ainda estava vermelha, mas parecia estar começando a clarear. E na rua pôde ver figuras, dezenas delas, todas paradas, todas olhando para a estação de telégrafo, todas olhando para ele. Reconheceu alguns rostos: Sebastião, Vicente Machado, Joaquim Alves e outros que não reconhecia.

Rostos mais antigos, roupas de décadas passadas. Alguns pareciam ter estado ali por muito tempo, todos com os mesmos olhos vazios, todos com a mesma expressão de nada. A névoa começou a subir lentamente. As figuras começaram a desvanecer junto com ela e dentro de uma hora tudo tinha voltado ao normal.

Domingos desceu até a estação de telégrafo. O equipamento estava desligado. Não havia nenhuma evidência de que tivesse funcionado sozinho, nenhuma mensagem gravada, nada. Mas ele sabia o que tinha visto, sabia o que tinha ouvido. Nos dias seguintes, tentou enviar mensagens sobre o que tinha acontecido. Tentou contar sobre Antônio, sobre as figuras na névoa, sobre tudo.

As mensagens não eram enviadas, o equipamento funcionava, as mensagens chegavam ao destino, mas as respostas que recebia eram sempre as mesmas. Variações de mensagem incompreensível ou favor. Era como se algo estivesse bloqueando, como se algo não quisesse que a verdade sobre Morro da Fumaça chegasse ao mundo exterior.

Domingos começou a manter um diário. Escrevia tudo que via, tudo que ouvia, tudo o que acontecia. Escondia o diário dentro de um vão, na parede do quarto, atrás de uma tábua solta. Pensava que talvez um dia alguém encontrasse. Alguém saberia. A próxima névoa vermelha aconteceu três semanas depois e desta vez foi pior. Domingos já estava preparado, trancado dentro de casa, todas as janelas fechadas, todas as cortinas cerradas, mas algo era diferente. Ele podia sentir.

A própria casa parecia estar vibrando como se a névoa estivesse pressionando contra as paredes, tentando entrar. As vozes começaram como sempre. chamando, implorando, ameaçando. Mas agora havia mais. Havia sons de arranhões, como se unhas estivessem raspando na madeira das portas. Havia batidas, não ritmadas, aleatórias, violentas, e havia risos.

Risos que começavam como humanos e se transformavam em algo completamente diferente. Algo que fazia Domingos querer enfiar a cabeça debaixo do travesseiro e nunca mais sair. Então ouviu a voz de Dalva, mas desta vez era diferente. Ela não estava implorando, estava contando, contando uma história. Ela disse que finalmente entendia.

disse que a névoa não era um castigo, era um chamado, um convite. Disse que aqueles que aceitavam o convite descobriam algo maravilhoso. Descobriam que não precisavam mais ter medo, não precisavam mais sentir dor, não precisavam mais sentir nada. Disse que Luía tinha aceitado o convite. Disse que agora as duas estavam juntas para sempre.

disse que Domingos também deveria aceitar, que era inevitável, que cedo ou tarde todos em Morro da Fumaça aceitavam. Domingos gritou para ela parar, gritou que estava mentindo, gritou que não ia acreditar, mas parte dele se perguntava. Parte dele queria acreditar que havia uma maneira de acabar com tudo aquilo, mesmo que fosse daquela forma.

A névoa durou até o final da tarde, muito mais tempo do que das outras vezes. Quando finalmente clareou, Domingo saiu correndo para a casa de Dalva. A porta estava aberta, a casa estava vazia, todas as roupas ainda estavam lá, toda a comida, todos os objetos pessoais, mas Dalva e Luía tinham desaparecido. Domingos caiu de joelhos ali mesmo no meio da rua e chorou.

Chorou porque sabia que tinha perdido. Chorou porque sabia que não havia escapatória. Chorou porque sabia que cedo ou tarde seria a sua vez. Foi padre Anselmo quem o encontrou. O padre estava diferente, mais magro, mais pálido, os olhos mais fundos. Ele ajudou Domingos a se levantar e o levou de volta para ter estação de telégrafo.

Lá dentro, o padre falou, disse que tinha tomado uma decisão. Disse que não ia mais esperar. disse que na próxima névoa vermelha ia sair, ia aceitar o que quer que estivesse esperando lá fora, porque não aguentava mais. Não aguentava mais viver com medo. Não aguentava mais ver as pessoas desaparecerem. Não aguentava mais fingir que aquilo era vida.

Domingos tentou convencê-lo a não fazer isso. Tentou dizer que sempre havia esperança, que talvez um dia as autoridades viessem, que talvez houvesse uma solução. Mas o padre apenas sorriu, aquele sorriso triste que Domingos tinha visto tantas vezes, e disse que Domingos já sabia que isso era mentira, que não havia autoridade vindo, que não havia solução, que Morro da Fumaça era um lugar esquecido, um lugar condenado, um lugar onde pessoas eram lentamente consumidas por algo que ninguém entendia.

Na próxima névoa vermelha, padre Anselmo cumpriu sua promessa. Domingos viu da janela, viu o padre saindo da igreja, viu ele caminhando calmamente em direção à névoa. Viu a névoa se abrindo para recebê-lo e viu o momento em que o padre parou de ser padre. Viu a transformação, viu os olhos dele esvaziarem, viu o corpo dele relaxar de uma forma que não era natural e viu o padre se virar e olhar diretamente para sua janela.

viu ele sorrir. Não era um sorriso humano, era algo imitando um sorriso. Domingos fechou a cortina, nunca mais olhou pela janela durante a névoa vermelha. Os meses se passaram, a vila continuou a encolher. Mais pessoas desapareciam, algumas durante as névoas, outras simplesmente sumiam em dias normais, como se tivessem decidido que não valia a pena esperar pela névoa.

Domingos continuava enviando mensagens. continuava pedindo ajuda, continuava tentando fazer alguém, qualquer pessoa, prestar atenção. Ninguém prestava. E então, em uma tarde de setembro de 1898, algo diferente aconteceu. Chegou uma mensagem, não era como as outras, era longa, detalhada, e vinha diretamente do Ministério da Guerra no Rio de Janeiro.

A mensagem dizia que tinham recebido seus relatos, dizia que entendiam a situação, dizia que estavam tomando providências, dizia para evacuar a vila imediatamente. Dizia que tropas estavam a caminho. Dizia que Morro da Fumaça seria investigada propriamente desta vez. Domingo sentiu algo que não sentia há meses. Sentiu esperança.

Correu pelas ruas vazias, batendo nas portas das casas que ainda tinham moradores. Menos de 50 pessoas restavam na vila. Contou a todos sobre a mensagem, sobre as tropas, sobre a evacuação. A reação foi mista. Alguns mostraram alívio, outros mostraram medo e alguns, poucos, mostraram algo pior. Mostraram raiva.

Raiva por estarem sendo forçados a deixar. Domingos não entendeu na hora, mas entenderia depois. As tropas chegaram três dias depois. 20 soldados comandados por um capitão de nome Augusto Fonseca. O capitão era um homem sério, de 40 e poucos anos, com bigode bem aparado e olhos que pareciam avaliar tudo. Ele montou um acampamento na entrada da vila e começou a organizar a evacuação. Mas havia um problema.

As pessoas não queriam sair. Ó, diziam que queriam. Arrumavam suas coisas, preparavam-se para partir, mas quando chegava a hora de realmente deixar a vila, algo acontecia. A mesma coisa que tinha acontecido com Domingos quando tentou partir. A ansiedade, o pânico, a certeza de que tinham esquecido algo vital. O capitão Fonseca não entendia.

Achava que as pessoas estavam sendo difíceis, que tinham passado tanto tempo na vila, que tinham desenvolvido algum tipo de apego irracional. Domingos tentou explicar, tentou contar sobre a névoa, sobre as vozes, sobre as figuras, sobre tudo. O capitão o ouviu e então disse que era exatamente por isso que precisavam sair.

Disse que aquilo era claramente algum tipo de histeria coletiva, algum fungo na névoa que causava alucinações, algo explicável, algo que poderia ser resolvido com ciência e razão. Domingos quase riu, quase, mas não tinha mais energia para isso. A evacuação foi marcada para dois dias depois, mas o capitão cometeu um erro.

Ele não sabia sobre as lua nova, não sabia sobre o padrão, não sabia que a próxima névoa vermelha era exatamente naquela noite. Domingos tentou avisar, tentou dizer que deveriam esperar, que deveriam se trancar dentro de casa, que deveriam respeitar as regras, mas o capitão não ouviu. Disse que não ia deixar superstições atrasarem a operação.

Disse que seus homens eram soldados treinados, que não tinham medo de névoa. Ao amanhecer, a névoa veio, e era pior do que Domingos jamais tinha visto. Mais vermelha, mais densa, como se soubesse que havia visitantes, como se estivesse excitada. O capitão ordenou que seus homens ficassem em formação, que não se separassem, que mantivessem a calma.

Por alguns minutos, pareceu funcionar. Os soldados ficaram em círculo, rifles em punho, observando a névoa se aproximar. E então as vozes começaram. Domingos estava trancado na estação de telégrafo, observando pela fresta da cortina. Viu os soldados começarem a se agitar. Viu alguns deles abaixarem as armas. Viu alguns começarem a caminhar em direção à névoa.

Viu o capitão gritando ordens, mas suas ordens não importavam. Não contra aquilo. Quando a névoa finalmente subiu, 5 horas depois, apenas oito soldados permaneciam. 12 tinham desaparecido, incluindo o capitão Fonseca. Os soldados restantes entraram em pânico. Queriam ir embora imediatamente. Não se importavam com a evacuação.

Não se importavam com os moradores. Queriam apenas sair dali. E conseguiram. De alguma forma conseguiram superar a ansiedade, o pânico, a urgência de voltar. Talvez porque o medo do que tinham visto fosse maior. Talvez porque ainda não tinham ficado tempo suficiente para serem capturados. Eles partiram e levaram consigo alguns moradores, aqueles que ainda tinham força de vontade suficiente para lutar contra a urgência.

Domingos poderia ter ido com eles. Os soldados o convidaram. Disseram que ele tinha sido o único que os avisou, que merecia sair. Mas quando Domingos começou a arrumar suas coisas, sentiu sentiu a ansiedade, o pânico e soube que não conseguiria, que já era tarde demais para ele. Ficou observando enquanto os soldados e os poucos moradores sortudos partiam.

ficou observando até que desaparecessem de vista e então voltou para a estação de telégrafo, voltou para seu trabalho, porque era tudo que lhe restava. Os soldados sobreviventes chegaram ao Rio de Janeiro e relataram o que tinham visto. O relatório foi arquivado, classificado, esquecido ou quase, porque três meses depois chegou uma última mensagem para Domingos.

Era breve, oficial, carimbada com o selo do Ministério da Guerra. Dizia que Morro da Fumaça estava sendo oficialmente dissolvida como entidade administrativa. Dizia que todos os registros da vila seriam transferidos para Arquivo Morto. Dizia que a estrada que levava à vila seria oficialmente removida dos mapas. dizia nas entrelinhas que Morro da fumaça estava sendo apagada, que o governo tinha decidido que o problema não tinha solução, então era melhor fingir que nunca existiu.

Domingos leu a mensagem três vezes, depois a queimou. Os anos se passaram, a vila continuou a encolher. Em 1901 restavam apenas 17 pessoas. Em 1903, 9. Em 19054. Domingos era uma delas. Ele parou de tentar enviar mensagens, parou de pedir ajuda, parou de esperar que alguém viesse. Aceitou que Morro da Fumaça era seu lar.

Agora aceitou que morreria ali, mas não morreu. Não da forma tradicional. Em uma manhã de inverno de 1907, 10 anos depois de sua chegada, Domingos acordou e percebeu que algo tinha mudado. Percebeu que não sentia mais medo da névoa. Não sentia mais ansiedade quando pensava em sair da vila. Não sentia nada. Olhou-se no espelho rachado que pendurava na parede do quarto, viu seu rosto, viu seus olhos e viu que estavam vazios. sorriu ou tentou sorrir.

Não tinha certeza se os músculos do rosto estavam fazendo o movimento certo, mas não importava. Nada mais importava. Desceu até a estação de telégrafo, sentou-se na cadeira, colocou as mãos sobre o equipamento e esperou. esperou por alguém que precisasse de aviso, alguém como ele tinha sido, alguém que ainda pudesse ser salvo, porque Antônio tinha tentado avisá-lo e agora era a vez de Domingos avisar o próximo.

Se houvesse um próximo, a estação de telégrafo de Morro da Fumaça parou de transmitir em 1909. O último telegrafista registrado foi Domingos Ferreira da Costa. Nenhum substituto foi enviado. A vila foi oficialmente removida de todos os mapas governamentais em 1912. Hoje não existem registros oficiais de que Morro da Fumaça alguma vez existiu.

Pesquisadores que tentaram encontrar referências à vila em arquivos históricos encontram lacunas, páginas faltando, documentos perdidos, testemunhos contraditórios. É como se algo estivesse ativamente apagando qualquer evidência. Mas há rumores, sempre há rumores. Pessoas que viajam pelo interior de Minas Gerais às vezes relatam ter visto da distância uma vila que não aparece em nenhum mapa.

Uma vila coberta por névoa. Uma vila onde fumaça vermelha parece subir das casas ao amanhecer. E alguns dizem que se você chegar perto o suficiente, pode ouvir. Pode ouvir sons de telégrafo, cliques e bips formando mensagens em código Morse, mensagens de aviso, mensagens que dizem: “Não entre, não fique, vai embora enquanto ainda pode!” Mas ninguém nunca fica perto o suficiente para decodificar a mensagem completa.

Ninguém quer correr o risco, porque os rumores também dizem outra coisa. Dizem que aqueles que se aproximam demais sentem, sentem a urgência, a ansiedade, a necessidade de entrar, a necessidade de ficar. E alguns os rumores dizem, nunca saem. Então me diz, você acredita em lugares que existem, mas não deveriam? Lugares que os mapas esqueceram, mas que ainda estão lá esperando? Deixa nos comentários.

E se você conhece alguma história parecida, algum lugar que parece ter sido apagado de propósito, compartilha com a gente, porque às vezes as histórias mais assustadoras são aquelas que alguém não quer que sejam contadas. Fica com a gente pro próximo relato. Até a próxima.

Disclaimer: This story is fictional and created for entertainment purposes only. Any names, characters, places, or events are fictitious or used fictitiously. No real person or organization is intended to be portrayed.

You Might Also Enjoy