(1945) A História M3cabr3 por Trás da Fazenda Mais Rica do Rio Grande do Norte
O resto
“Eram sempre roupas muito simples, de tecido grosso e resistente, como as usadas pelos trabalhadores braçais”, relatou Raimunda em depoimento registrado nos arquivos da Diocese de Caicó, coletado durante uma investigação eclesiástica posterior aos eventos. “Mas vinham sempre em quantidades muito grandes, como se muitas pessoas usassem roupas praticamente idênticas.”
“E todas tinham o mesmo tipo de desgaste. Não o desgaste normal do uso cotidiano, mas sinais de trabalho muito pesado e prolongado.” Raimunda descreveu aspectos ainda mais perturbadores: “Havia um cheiro persistente naquelas roupas que me incomodava muito. Não era sujeira comum de trabalho no campo, nem suor normal.”
“Era algo como medo seco, suor de quem trabalha além dos limites humanos, misturado com um odor de confinamento, como se as roupas ficassem guardadas em lugares úmidos e mal ventilados por longos períodos.” A lavadeira também observou que as roupas sempre chegavam em estado precário: “Vinham muito sujas, com manchas de terra que pareciam ter sido esfregadas na roupa por semanas.”
“E sempre rasgadas nos mesmos lugares: nos joelhos, nos cotovelos, nas costas, como se quem as usasse trabalhasse sempre de joelhos ou carregasse pesos nas costas por horas seguidas.” Outro aspecto que chamava a atenção de visitantes eventuais era a rotina extremamente rígida mantida na propriedade.
Os poucos forasteiros (outsiders) que conseguiam permissão para visitar a fazenda — vendedores ambulantes autorizados, funcionários do governo para inspeções sanitárias, ocasionalmente representantes da igreja — relatavam que os trabalhadores da fazenda seguiam horários de uma precisão quase militar. Todos acordavam antes do amanhecer, quando se ouvia um sino sendo tocado vigorosamente na sede principal da fazenda.
O som do sino ecoava por toda a propriedade, podendo ser ouvido claramente mesmo na área distante dos alojamentos. Os trabalhadores iniciavam suas atividades imediatamente após o sinal, mesmo durante os meses de inverno, quando o amanhecer ocorria mais tarde. Encerravam suas atividades apenas após o anoitecer, quando o mesmo sino voltava a soar, desta vez com um padrão diferente de batidas.
Durante o dia, os trabalhadores raramente eram vistos próximos à casa principal ou às áreas de recepção de visitantes. Concentravam suas atividades nas regiões mais distantes da propriedade: nos campos de cultivo, nas áreas de pastagem, nos açudes e nas oficinas de manutenção. Mesmo durante as horas mais quentes do dia, quando era comum que trabalhadores rurais fizessem pausas prolongadas para descanso, os homens da Fazenda Santo Antônio continuavam ativos.
Sebastião Nunes, experiente carpinteiro de Caicó que trabalhou na construção de alguns galpões novos da fazenda durante o ano de 1944, observou aspectos da rotina dos trabalhadores que considerou peculiares e perturbadores. “Quando eu chegava de manhã para trabalhar, sempre muito cedo, os trabalhadores da fazenda já estavam nos campos há horas”, relatou em entrevista posterior.
“Dava para ver grupos deles nos pastos distantes, movendo gado, cavando açudes, carregando feno. E quando eu ia embora, à tardinha, eles continuavam trabalhando, mesmo quando já estava quase escuro.” Nunes continuou: “Nunca vi gente com tanta disposição para trabalho pesado, especialmente considerando que muitos pareciam magros demais para o tipo de serviço que faziam.”
“Eram homens de constituição física normal, mas sempre pareciam cansados, como se não dormissem direito. E tinham uma forma estranha de se comportar. Evitavam contato visual, falavam pouco, nunca faziam piadas ou conversas casuais como é normal entre trabalhadores.” O carpinteiro também notou aspectos da supervisão do trabalho que o incomodaram.
“Sempre havia supervisores armados vigiando os grupos de trabalhadores, mesmo quando estavam fazendo serviços simples, como limpar pastos ou consertar cercas. Esses supervisores não eram homens da região. Falavam com sotaque diferente, talvez do sertão da Bahia ou de Pernambuco, e tratavam os trabalhadores com uma frieza que não era normal. Nunca vi nenhuma conversa amigável entre supervisores e trabalhadores.”
A produtividade extraordinária da fazenda gerava suspeitas e inveja em igual medida entre os proprietários vizinhos da região. O coronel Hermenegildo Souza, respeitado fazendeiro e dono da propriedade São José, localizada a cerca de 15 km da Fazenda Santo Antônio, foi um dos primeiros a expressar publicamente suas dúvidas sobre os métodos empregados por Cavalcante.
Em uma carta formal enviada ao prefeito de Caicó em março de 1945, preservada nos arquivos da biblioteca municipal, Souza escreveu: “Venho, por meio desta, solicitar uma investigação criteriosa sobre as práticas de trabalho adotadas na Fazenda Santo Antônio, propriedade do correligionário Irineu Cavalcante.”
“A produtividade apresentada por aquela propriedade desafia qualquer explicação razoável, considerando as condições climáticas adversas e as dificuldades econômicas que todos nós enfrentamos na região.” A carta continuava: “Como homem de experiência na lida rural há mais de 30 anos, posso afirmar categoricamente que os rendimentos alegados pela fazenda em questão excedem, e muito, qualquer padrão conhecido na região, mesmo durante anos de condições climáticas favoráveis.”
“Durante esta seca severa que castiga nossa região há quase três anos, enquanto propriedades vizinhas perderam metade de seus rebanhos e tiveram suas plantações devastadas, a Fazenda Santo Antônio mantém produção normal e rebanhos aparentemente saudáveis.” Souza expressou preocupações específicas: “Temo que estejam sendo empregados métodos que comprometem gravemente a dignidade e a saúde dos trabalhadores.”
“A ausência completa desses homens nas atividades sociais da região, combinada com a produtividade anormalmente alta da propriedade, sugere condições de trabalho que podem estar violando princípios básicos da humanidade cristã.” A carta do coronel Hermenegildo não gerou nenhuma investigação formal imediata. O prefeito da época, Antônio Marcolino Bezerra, era conhecidamente próximo de Irineu Cavalcante, que havia financiado generosamente várias obras públicas na cidade durante os anos anteriores.
Entre 1942 e 1944, Cavalcante contribuiu com recursos substanciais para a reforma da igreja matriz, a construção de uma escola primária, a melhoria do sistema de abastecimento de água da cidade e a pavimentação da rua principal do centro comercial. A influência política e econômica de Cavalcante na região havia crescido proporcionalmente à sua prosperidade financeira.
Ele mantinha relações cordiais com autoridades estaduais e contribuía regularmente para campanhas políticas de candidatos alinhados com seus interesses. Essa rede de conexões tornava-o praticamente intocável para questionamentos oficiais, especialmente se fossem baseados em suspeitas vagas de vizinhos possivelmente invejosos.
Durante os últimos meses de 1945, alguns eventos isolados e aparentemente desconexos começaram a sugerir que nem tudo estava funcionando adequadamente na fazenda mais próspera do Rio Grande do Norte. Em setembro daquele ano, um trabalhador identificado apenas como Benedito, nos registros oficiais, foi encontrado morto próximo à estrada de terra que ligava a fazenda à Serra Negra do Norte.
O corpo foi descoberto por tropeiros que transitavam pela estrada, conduzindo gado para o mercado de Caicó. Benedito estava caído em uma pequena depressão do terreno, parcialmente oculto pela vegetação da caatinga, a aproximadamente 2 km da porteira principal da Fazenda Santo Antônio. A posição do corpo e a ausência de ferimentos visíveis inicialmente sugeriram morte por causas naturais, possivelmente desidratação ou exaustão.
No entanto, o exame mais detalhado, realizado pelo Dr. Osvaldo Melo, médico responsável pelos serviços de saúde pública da região, revelou aspectos preocupantes. O corpo apresentava sinais de extrema desnutrição prolongada, uma condição estranha para alguém que supostamente trabalhava em uma propriedade rural próspera e bem abastecida.
O Dr. Osvaldo Melo registrou em seu relatório oficial, arquivado na Prefeitura de Caicó: “O falecido apresenta sinais evidentes de desnutrição severa e prolongada, incompatível com o trabalho em propriedade rural de boa condição econômica. O peso corporal estimado estava aproximadamente 30% abaixo do normal para sua altura e idade aparente.”
“A musculatura estava visivelmente atrofiada, indicando período extenso de alimentação inadequada.” O relatório médico incluía observações adicionais perturbadoras: “Há também marcas visíveis nos punhos e tornozelos que sugerem o uso prolongado de algum tipo de contenção ou restrição de movimento.”
“Essas marcas são consistentes com o uso de cordas ou correntes por períodos extensos. A pele apresenta cicatrizes de ferimentos malcurados, indicando trabalho forçado em condições precárias de higiene e cuidado médico.” O relatório do Dr. Melo foi arquivado sem maiores consequências investigativas. A morte de Benedito foi oficialmente registrada como resultado de causas naturais associadas a problemas de saúde preexistentes.
E Irineu Cavalcante declarou às autoridades que o homem havia deixado voluntariamente o emprego na fazenda várias semanas antes de sua morte, por “razões pessoais não especificadas”. Quando questionado sobre os detalhes do período em que Benedito havia trabalhado na propriedade, Cavalcante apresentou documentos que supostamente comprovavam a contratação e a posterior demissão voluntária do trabalhador.
No entanto, esses documentos eram manuscritos simples, sem testemunhas ou carimbos oficiais, e não havia registros independentes que confirmassem o período exato de trabalho ou as condições de sua saída. Poucos meses depois, em dezembro de 1945, outro incidente levantou questões adicionais sobre as práticas trabalhistas na Fazenda Santo Antônio.
O Padre Anselmo Cardoso, sacerdote responsável pela paróquia de Caicó e homem respeitado por sua dedicação às questões sociais, recebeu a visita inesperada e angustiante de uma mulher que se identificou como Rosa, alegando ser esposa de um trabalhador da fazenda. A mulher, descrita pelo padre em suas anotações pessoais como “extremamente agitada, aparentando medo genuíno e desespero maternal”, relatou que não recebia notícias do marido há mais de seis meses.
Rosa era mãe de três filhos pequenos e vivia em condições de extrema pobreza em um pequeno povoado próximo a Currais Novos, sustentando-se com trabalhos ocasionais de costura e lavanderia. Segundo o relato detalhado de Rosa, cuidadosamente registrado pelo Padre Anselmo em seus arquivos paroquiais, seu marido, Valdomiro, havia sido contratado por Irineu Cavalcante em maio de 1945.
“A promessa incluía salário regular, moradia na fazenda e eventual oportunidade de trazer a família para viver na propriedade, se o trabalho se mostrasse satisfatório para ambas as partes.” “Valdomiro estava muito animado com a oportunidade”, relatou Rosa ao padre. “Ele tinha ouvido falar que ‘Seu’ Irineu pagava bem e tratava bem os empregados.
Nos primeiros dois meses, ele mandava recados para mim através de outros trabalhadores que iam à cidade ocasionalmente, dizendo que estava bem, que o trabalho era pesado, mas o patrão era justo.” Rosa continuou seu relato: “Nos últimos recados, em julho, Valdomiro disse que logo ia mandar nos buscar, que estava juntando dinheiro e que ‘Seu’ Irineu havia prometido construir uma casinha para nós nos terrenos da fazenda. Ele estava muito esperançoso.”
“Depois disso, nunca mais soube nada dele.” A mulher descreveu suas tentativas frustradas de obter informações sobre o marido: “Fui até a fazenda três vezes durante os últimos meses. Todas as vezes fui impedida de entrar pelos capangas de ‘Seu’ Irineu. Eles nem me deixavam passar da porteira principal.
Diziam que Valdomiro havia mudado de ideia sobre trazer a família e tinha ido trabalhar em outra fazenda, lá pro lado do Ceará.” Rosa expressou suas dúvidas sobre essa explicação: “Isso não faz sentido nenhum, padre. Valdomiro me prometeu solenemente que mandaria buscar a mim e aos meninos assim que conseguisse se estabelecer.”
“Ele é homem de palavra, nunca quebraria uma promessa feita aos filhos. E por que iria para o Ceará sem avisar à própria família? Sem deixar recado, sem dar notícias?” O Padre Anselmo, homem de experiência pastoral e conhecedor das dinâmicas sociais da região rural, considerou o relato de Rosa suficientemente preocupante para justificar uma investigação pessoal.
Decidiu visitar a Fazenda Santo Antônio para tentar mediar a situação e esclarecer o paradeiro de Valdomiro. Sua tentativa de mediação — detalhadamente registrada em uma carta ao bispo de Mossoró, datada de janeiro de 1946 e preservada nos arquivos diocesanos — foi educadamente frustrada por Irineu Cavalcante, que se mostrou aparentemente cordial, mas inflexível em suas explicações.
“O fazendeiro Cavalcante recebeu-me com toda a cortesia devida ao meu ministério”, escreveu o Padre Anselmo ao bispo. “Ofereceu-me almoço em sua residência e mostrou-me as instalações principais da fazenda, que, de fato, apresentam sinais de prosperidade e boa administração. A casa é bem mobiliada, os campos parecem bem cuidados e há evidências de investimento considerável em infraestrutura.”
No entanto, o padre registrou aspectos que o incomodaram: “Quando questionei especificamente sobre o trabalhador Valdomiro, o senhor Cavalcante apresentou um documento que supostamente comprova que o homem deixou a fazenda por vontade própria em outubro, assinando um ‘termo de rescisão amigável’.”
“Examinei o documento com atenção, mas a assinatura me pareceu muito diferente da que a esposa, Rosa, me havia mostrado em uma carta que recebera do marido em julho.” O padre também observou outros aspectos perturbadores durante sua visita. “Durante toda a minha permanência na fazenda, que se estendeu desde o meio-dia até o final da tarde, não consegui ver nenhum dos trabalhadores próximo à sede principal ou às áreas que me foram mostradas.”
“Quando perguntei se poderia falar diretamente com alguns dos empregados, para talvez obter informações sobre Valdomiro, fui informado que estavam todos trabalhando em áreas muito distantes da propriedade.” A carta continuava: “As únicas pessoas que vi durante a visita foram membros da família Cavalcante: o próprio Irineu; sua esposa, Dona Zeferina, que apareceu brevemente durante o almoço, mas falou muito pouco; e o filho Gersino.”
“Também notei a presença constante de dois ou três homens que aparentavam ser supervisores ou capangas, sempre armados com rifles, que justificaram sua presença alegando problemas ocasionais com animais selvagens e possíveis ladrões de gado.” O Padre Anselmo registrou um detalhe que o perturbou particularmente.
“Ao caminhar pelos corredores da casa durante a visita, notei que muitas portas permaneciam trancadas com cadeados visíveis. Quando questionei sobre isso com curiosidade natural, foi-me dito que eram apenas depósitos de equipamentos e mantimentos que precisavam ser mantidos seguros.”
“No entanto, em uma ocasião, enquanto esperava na varanda principal após o almoço, ouvi claramente sons vindos do interior da casa, que pareciam gemidos ou lamentos baixos, como de pessoas em sofrimento.” Quando o padre mencionou esses sons a seu anfitrião, o senhor Cavalcante atribuiu os ruídos ao vento passando pelas frestas das janelas antigas.
“Explicação que me pareceu inadequada, considerando que o dia estava completamente calmo e sem brisa perceptível.” A investigação informal do Padre Anselmo não produziu evidências concretas de irregularidades, mas suas suspeitas foram suficientes para motivá-lo a manter contato regular com Rosa e orientá-la a procurar as autoridades civis caso não obtivesse informações do marido.
Nos primeiros meses de 1946, outros relatos similares começaram a surgir na região. Familiares de pelo menos seis trabalhadores, que haviam ido trabalhar na Fazenda Santo Antônio em diferentes períodos, relataram perda de contato após fases iniciais de comunicação normal.
Em todos os casos, Irineu Cavalcante apresentava documentos manuscritos indicando que os homens haviam deixado a fazenda voluntariamente, buscando oportunidades em outras regiões do Nordeste. Maria Conceição, esposa de Antônio Carlos — que havia ido trabalhar na fazenda em março de 1946 —, relatou uma experiência similar à de Rosa.
“Antônio mandou dizer, nos primeiros meses, que estava bem, que o trabalho era duro, mas o pagamento era regular. Depois, nunca mais soube dele. Quando fui à fazenda perguntar, me disseram que ele tinha ido pro sertão da Bahia, onde os salários eram melhores.” “Mas isso não faz sentido. Por que ele iria embora sem avisar a própria família?”
A situação na região tomou uma dimensão diferente e mais preocupante quando Gersino Cavalcante, filho mais velho de Irineu, começou a demonstrar sinais evidentes de instabilidade emocional no início de 1946. Moradores de Serra Negra do Norte e viajantes que transitavam pela estrada que passava próxima à fazenda relataram que o jovem foi visto várias vezes vagando pelas estradas durante a madrugada, aparentemente em estado de grande agitação mental.
Joaquim Alves, tropeiro que transportava mercadorias entre Caicó e Currais Novos, relatou ter encontrado Gersino caminhando sozinho na estrada às 3 horas da manhã. “Ele estava descalço, com a roupa suja, falando sozinho de forma muito agitada.” “Quando parei para oferecer ajuda, ele olhou para mim com olhos muito assustados e disse coisas sem sentido, sobre gente que não pode sair e barulhos que vêm debaixo da terra.”
“Ofereci uma carona para levá-lo de volta à fazenda, mas ele recusou e continuou andando na direção contrária.” O Dr. Augusto Medeiros, médico experiente de Caicó que havia clinicado na região por mais de 20 anos, foi chamado pela família para examinar Gersino em março de 1946. O jovem havia chegado em casa, após uma de suas caminhadas noturnas, em estado de colapso físico e mental, preocupando profundamente seus pais.
O Dr. Medeiros registrou em suas anotações médicas, posteriormente utilizadas como evidência no processo judicial: “O paciente Gersino Cavalcante, de 26 anos, apresenta sintomas evidentes de severo estresse emocional e possível esgotamento nervoso. Alterna períodos de extrema agitação — durante os quais fala de forma rápida e desconexa — com momentos de silêncio absoluto e aparente desconexão com a realidade circundante.”
O relatório médico incluía observações específicas sobre o comportamento do paciente: “Durante os episódios de agitação, o jovem fala repetitivamente sobre vozes que vêm dos porões e gente que não pode sair lá debaixo. Também menciona frequentemente covas que não deveriam ter sido cavadas e expressa culpa intensa por ajudar a enterrar pessoas que ainda estavam vivas.”
O Dr. Medeiros registrou tentativas de obter esclarecimentos. “Quando questionado diretamente sobre essas declarações perturbadoras, o paciente torna-se ainda mais agitado e se recusa a elaborar suas afirmações.” “Em algumas ocasiões, cobre o rosto com as mãos e repete frases como: ‘Eu não podia parar. Meu pai disse que era necessário e eles não vão parar de gritar’.”
O relatório médico também documentava evidências físicas preocupantes. “O paciente apresenta várias contusões recentes nos braços e mãos, que atribui a quedas durante suas caminhadas noturnas. No entanto, os padrões das lesões sugerem mais uma luta física ou tentativa de contenção por outras pessoas.” “Há também arranhões profundos nas palmas das mãos e sob as unhas, como se tivesse tentado escavar terra ou pedra com as mãos nuas.”
Irineu Cavalcante, claramente preocupado com o estado mental do filho e, possivelmente, com as implicações de suas declarações incoerentes, decidiu enviar Gersino para tratamento especializado em um sanatório particular em Fortaleza. Ele alegou publicamente que o jovem havia desenvolvido problemas nervosos devido ao excesso de responsabilidades na administração da fazenda e necessitava de descanso em um ambiente controlado.
Gersino permaneceu internado no Sanatório Santa Teresa por seis meses, de abril a setembro de 1946, sob os cuidados do Dr. Henrique Moura, psiquiatra com formação europeia especializado em distúrbios nervosos. Quando retornou à fazenda, parecia superficialmente recuperado, mas havia se tornado notavelmente mais silencioso e retraído.
Vizinhos que o conheciam desde a infância comentaram que ele parecia uma pessoa diferente, mais velha e com uma expressão permanente de tristeza nos olhos. Durante o período de internação de Gersino, sua irmã, Osmarina Cavalcante — que havia se casado e deixado a fazenda no ano anterior para viver em Mossoró com o marido —, fez uma visita inesperada à propriedade familiar em outubro de 1946.
A visita, que havia sido planejada para durar uma semana e incluiria a celebração do aniversário da mãe, foi abruptamente encurtada para apenas dois dias. Testemunhas relataram que Osmarina deixou a fazenda visivelmente perturbada, recusando-se a fornecer explicações claras sobre os motivos de sua partida precipitada.
Sua saída foi tão apressada que ela deixou várias peças de roupa e objetos pessoais para trás, algo incomum considerando a distância entre a fazenda e Mossoró. Eulália Santos, comerciante próspera de Mossoró e amiga próxima de Osmarina desde a época de escola, registrou suas impressões sobre o estado da jovem em uma carta detalhada a uma prima em Recife.
“Osmarina chegou à minha casa em um estado terrível, completamente diferente da moça alegre e confiante que eu conhecia. Estava pálida, trêmula, com olheiras profundas, e se recusava categoricamente a falar sobre sua visita à fazenda da família.” A carta continuava: “Quando insisti carinhosamente para que me explicasse o que havia acontecido, temendo que pudesse ter havido problemas familiares graves, ela apenas repetia que nunca mais voltaria àquele lugar.”
“Disse textualmente: ‘Há coisas na fazenda que não deveriam existir, Lália. Lugares onde pessoas entram, mas nunca saem. Sons que vêm de debaixo da casa durante a madrugada.’ Tentei consolá-la, pensando inicialmente que fossem apenas problemas familiares comuns, mas a forma como ela falou isso, com um medo genuíno nos olhos, me causou calafrios.”
Eulália registrou também mudanças no comportamento de longo prazo da amiga. “Osmarina nunca voltou a mencionar a família ou a fazenda. Quando perguntada sobre os pais ou sobre o irmão, mudava imediatamente de assunto ou encontrava desculpas para se retirar da conversa.” “Em algumas ocasiões, notei que ela evitava passar por determinadas ruas de Mossoró que levavam na direção da estrada para Caicó, como se quisesse evitar qualquer lembrança visual da região onde ficava a propriedade familiar.”
Os eventos de 1946 marcaram uma mudança perceptível no comportamento público de Irineu Cavalcante. O fazendeiro, anteriormente sociável e participativo nas atividades da comunidade regional, tornou-se cada vez mais recluso e defensivo. Suas aparições nas reuniões da associação rural tornaram-se esporádicas e, quando comparecia, limitava-se a ouvir, sem participar das discussões.
Suas visitas à cidade de Caicó — antes regulares para tratar de negócios bancários e reunir-se com outros proprietários rurais — tornaram-se raras e breves. Quando ocorriam, Cavalcante parecia constantemente alerta e nervoso, como se esperasse algum tipo de confronto ou questionamento hostil. Sempre estava acompanhado por pelo menos dois homens armados. Ele justificava a presença dos guarda-costas alegando o aumento da criminalidade rural.
O coronel Hermenegildo Souza, o vizinho que havia solicitado uma investigação sobre as práticas da fazenda no ano anterior, relatou em correspondência ao delegado de Caicó que começou a notar atividades estranhas na propriedade de Cavalcante durante as madrugadas. Sua fazenda ficava posicionada em terreno elevado, o que permitia observar parcialmente os limites da Fazenda Santo Antônio, especialmente durante noites de lua cheia.
“Por várias noites consecutivas, durante os meses de novembro e dezembro de 1946, observei luzes se movendo nas áreas mais distantes da fazenda, onde ficam os alojamentos dos trabalhadores”, escreveu Souza ao delegado. “Não são luzes de lamparina comuns, que produzem uma claridade amarelada e oscilante, mas algo mais forte e constante, como tochas grandes ou lampiões a querosene em quantidade considerável.”
Souza descreveu padrões específicos nos movimentos: “As luzes seguem trajetos regulares e organizados, como se fossem patrulhas vigiando alguma coisa, ou grupos de pessoas trabalhando durante a madrugada.” “Isso é muito incomum, porque o trabalho rural noturno é raro e geralmente limitado a emergências.”
“Vi também movimentos de pessoas a cavalo entre a área dos alojamentos e a sede principal da fazenda, sempre no período entre a meia-noite e o amanhecer.” A situação na região atingiu um ponto crítico em dezembro de 1946, quando um grupo de trabalhadores conseguiu escapar da Fazenda Santo Antônio durante uma noite particularmente escura e chuvosa. Três homens, posteriormente identificados como Raimundo Silva, José Pereira e Antônio Carlos, chegaram ao povoado de Serra Negra do Norte em estado de extrema debilitação física e emocional.
Os fugitivos foram inicialmente socorridos por Manuel Aniceto, o mesmo comerciante que havia expressado estranheza sobre a ausência dos trabalhadores da fazenda nas atividades sociais locais. Aniceto os encontrou escondidos nos fundos de seu armazém comercial ao chegar para abrir o estabelecimento na manhã seguinte à fuga. “Quando abri o armazém naquela manhã, encontrei três homens encolhidos atrás das sacas de farinha”, relatou Aniceto em depoimento posterior, preservado nos arquivos judiciais.
“Estavam completamente encharcados pela chuva da noite, esqueléticos, sujos, com roupas rasgadas, tremendo de frio e medo. No começo, nem conseguiam falar direito.” “Ficavam olhando para todos os lados constantemente, como se esperassem ser atacados a qualquer momento por perseguidores.” Aniceto descreveu o estado físico dos homens.
“Pareciam não ter comido adequadamente há semanas ou meses. Os rostos estavam cavados, os olhos fundos e, quando ofereci comida, eles a devoraram como animais famélicos. Mas depois vomitaram, porque seus estômagos não aguentaram receber alimento normal. Tive que dar água e comida muito devagar, em pequenas quantidades.”
Após receberem cuidados básicos — alimentação gradual e descanso —, e depois de Aniceto ter convencido os três homens de que estavam temporariamente seguros, eles começaram, gradualmente, a relatar suas experiências na Fazenda Santo Antônio. Seus testemunhos foram formalmente registrados pelo tabelião de Serra Negra do Norte, Sebastião Alves, em documento oficial que, posteriormente, se tornou peça fundamental no processo criminal.

Segundo o relato detalhado de Raimundo Silva, o mais articulado dos três: “Chegamos à fazenda em maio de 1946, atraídos por anúncios que prometiam bom salário, moradia gratuita, alimentação regular e a possibilidade de trazer as famílias depois de um período de experiência.”
“O ‘Seu’ Irineu pessoalmente nos recebeu, mostrou as instalações e explicou as condições de trabalho. Tudo parecia honesto e vantajoso.” Silva continuou: “No começo, durante as primeiras duas semanas, o trabalho realmente parecia normal. Trabalhávamos nos campos e pastagens próximos à sede da fazenda, com um horário pesado, mas dentro do comum para o trabalho rural.”
“A comida era simples, mas suficiente, e dormíamos em alojamentos básicos, mas limpos. Recebíamos inclusive pequenos adiantamentos em dinheiro para necessidades pessoais.” No entanto, segundo Silva, a situação mudou drasticamente: “Depois de duas semanas, fomos transferidos para os alojamentos distantes, na área que eles chamavam de ‘setor novo’.”
“Disseram que era para trabalharmos na expansão da fazenda, abrindo novas áreas para plantio. Foi quando tudo mudou completamente. Os horários de trabalho passaram a ser desde antes do amanhecer até depois do anoitecer, com pausas muito breves, apenas para as refeições.” O depoimento revelou detalhes sobre a deterioração progressiva das condições:
“A comida diminuiu drasticamente. Apenas farinha-d’água no café da manhã, feijão aguado no almoço e, às vezes, nada no jantar.” “Quando reclamávamos, os supervisores diziam que tínhamos criado dívidas com ferramentas quebradas ou produção insuficiente, e que a comida seria reduzida até quitarmos o que devíamos.”
José Pereira, o segundo fugitivo, complementou o testemunho com detalhes sobre o sistema de controle. “Quem reclamava muito sobre a comida ou tentava questionar as condições de trabalho era levado pelos supervisores para os porões da sede principal.” “Diziam que eram trabalhadores que haviam tentado roubar da fazenda e precisavam ficar presos até pagarem sua dívida com trabalho extra.”
Pereira descreveu o que viu nos porões: “Consegui ver, uma vez, quando levaram um companheiro nosso lá para baixo. Havia pessoas acorrentadas nas paredes, magras como esqueletos. Algumas aparentemente já estavam lá há meses. A maioria nem falava mais direito, só gemia baixinho. O cheiro era terrível: suor, urina, fezes e algo como carne podre.”
O testemunho mais perturbador e detalhado veio de Antônio Carlos, que havia trabalhado ocasionalmente como assistente de Gersino Cavalcante na supervisão de alguns grupos de trabalho. “Vi gente morrer de fome e sede naqueles porões. Quando alguém morria, geralmente durante a madrugada, o corpo era retirado e enterrado, antes do amanhecer, em covas rasas, cavadas nos limites mais distantes da propriedade.”
Carlos forneceu detalhes específicos sobre os enterros: “O ‘Seu’ Gersino era quem geralmente cuidava dos enterros, junto com dois ou três supervisores.” “Eles cavavam as covas muito fundas, envolviam os corpos em lona velha e cobriam tudo com muita terra e pedras. Sempre voltavam da tarefa muito perturbados, especialmente o Gersino, que às vezes chorava e falava sozinho depois de um enterro.”
Os depoimentos dos três fugitivos revelaram um sistema complexo e metódico de trabalho forçado que explicava completamente a extraordinária prosperidade econômica da Fazenda Santo Antônio. Trabalhadores eram sistematicamente atraídos por falsas promessas de emprego digno, depois gradualmente submetidos a condições cada vez mais severas de exploração, até chegarem a um estado de virtual escravidão.
Aqueles que tentavam escapar ou questionavam abertamente o tratamento eram transferidos para os porões da sede principal, onde as condições eram deliberadamente projetadas para quebrar a resistência física e psicológica. O sistema funcionava como uma máquina de exploração humana altamente eficiente, garantindo mão de obra gratuita e completamente controlada.
O tabelião Sebastião Alves, após registrar os testemunhos completos dos três fugitivos, levou imediatamente toda a documentação ao delegado de Caicó, que se viu diante de um dilema político e social extremamente complexo. Investigar adequadamente as acusações significaria confrontar diretamente um dos homens mais poderosos e politicamente influentes de toda a região, alguém que mantinha relações próximas com autoridades estaduais e até federais.
O delegado Marcolino Santos convocou uma reunião de emergência, incluindo o promotor público, o prefeito de Caicó, representantes da igreja local e o comandante da pequena guarnição militar da região. A decisão tomada foi formar uma comissão de investigação aparentemente discreta, que permitiria examinar as alegações sem criar um confronto político prematuro.
No entanto, antes que qualquer investigação formal pudesse ser iniciada, os três fugitivos que haviam fornecido os testemunhos desapareceram misteriosamente de Serra Negra do Norte. Segundo relatos de moradores locais, durante a segunda noite após sua chegada ao povoado, eles foram vistos sendo conduzidos por um grupo de homens armados em direção à estrada que levava à Fazenda Santo Antônio.
Manuel Aniceto, que havia abrigado os fugitivos, relatou: “Acordei durante a madrugada com o barulho de cavalos e vozes na rua. Quando olhei pela janela, vi quatro ou cinco homens armados, alguns a cavalo e outros a pé, cercando o meu armazém.” “Reconheci dois deles como supervisores da fazenda do ‘Seu’ Irineu. Eles forçaram a entrada, pegaram os três rapazes e os levaram embora.”
Aniceto continuou: “Tentei protestar, dizendo que os homens estavam sob proteção da comunidade local, mas um dos capangas apontou um rifle para mim e disse que eles eram fugitivos de dívidas trabalhistas e precisavam voltar para acertar as contas com o patrão. Não consegui impedir. Vi os três sendo amarrados e colocados sobre cavalos, e a comitiva partiu em direção à fazenda.”
Quando o delegado Santos questionou Irineu Cavalcante sobre o paradeiro dos três homens no dia seguinte, o fazendeiro apresentou uma versão completamente diferente dos eventos. Afirmou que os três haviam retornado voluntariamente à fazenda durante a madrugada, reconhecendo publicamente que as acusações que haviam feito eram completamente falsas e pedindo perdão por terem tentado difamar um empregador respeitável.
Cavalcante apresentou documentos manuscritos supostamente assinados pelos três fugitivos, retratando formalmente todas as suas declarações anteriores e confessando que haviam inventado as histórias sobre maus-tratos na tentativa de justificar o roubo de ferramentas e mantimentos da fazenda.
Os documentos também incluíam pedidos de perdão e promessas de trabalhar sem salário por um período determinado, para compensar os prejuízos causados. A comissão de investigação, composta pelo delegado Santos, pelo promotor público Dr. Cícero Dantas, pelo Padre Anselmo Cardoso e pelo major Osvaldo Pereira, da guarnição local, visitou oficialmente a Fazenda Santo Antônio em janeiro de 1947.
No entanto, a inspeção foi cuidadosa e completamente controlada por Cavalcante e seus homens. Desde o momento da chegada, os investigadores foram conduzidos apenas pelas áreas principais e mais “apresentáveis” da propriedade: a sede administrativa, alguns campos de cultivo próximos à casa, currais com gado aparentemente bem cuidado e instalações que demonstravam prosperidade e boa organização.
Todo o roteiro da visita foi previamente planejado e supervisionado pessoalmente por Cavalcante. Durante a inspeção, os poucos trabalhadores que a comissão conseguiu entrevistar apresentaram respostas uniformes e aparentemente ensaiadas. Todos afirmaram estar completamente satisfeitos com suas condições de trabalho.
Negaram ter conhecimento sobre qualquer tipo de maus-tratos na propriedade e elogiaram Irineu Cavalcante como um patrão justo e generoso. O Padre Anselmo Cardoso, o membro mais perspicaz da comissão de investigação, registrou em suas anotações pessoais suas suspeitas sobre a autenticidade da inspeção.
“A investigação foi claramente uma encenação cuidadosamente preparada. Os trabalhadores que conseguimos entrevistar pareciam ter decorado suas respostas, sempre repetindo frases idênticas sobre a satisfação com o trabalho e a gratidão ao patrão.” O padre continuou: “Mais suspeito ainda era o fato de que todas as entrevistas foram realizadas na presença constante de supervisores armados, que justificavam sua presença alegando proteção contra animais selvagens.”
“Os trabalhadores evitavam o contato visual direto e pareciam nervosos durante todo o tempo. Solicitei permissão para conversar com alguns trabalhadores individualmente, mas fui informado de que isso poderia atrapalhar o horário de trabalho.” A comissão também tentou acessar os alojamentos distantes mencionados pelos fugitivos, bem como os porões da sede principal, onde supostamente ocorriam os confinamentos.
Em ambos os casos, foram informados de que essas áreas estavam temporariamente inacessíveis devido a reformas e reparos em andamento. A investigação oficial foi formalmente concluída sem evidências suficientes para sustentar as graves acusações feitas pelos fugitivos. O relatório final, assinado pelo delegado Marcolino Santos e endossado pela comissão, concluiu que as alegações eram “fantasias elaboradas por trabalhadores descontentes e possivelmente envolvidos em atividades criminosas, na tentativa de difamar um empregador respeitável e próspero membro da comunidade.”
Entretanto, eventos subsequentes ao longo de 1947 sugeriram claramente que a situação na Fazenda Santo Antônio estava longe de estar resolvida ou normalizada. Ao contrário, várias ocorrências isoladas, mas perturbadoras, continuaram a gerar suspeitas crescentes entre moradores da região que mantinham algum contato com a propriedade.
Moradores de Serra Negra do Norte e de povoados menores nas proximidades relataram, com frequência crescente, ter ouvido gritos e lamentos vindos da direção da fazenda durante certas madrugadas, especialmente durante noites sem lua, quando os sons poderiam viajar maiores distâncias sem serem mascarados por outras atividades rurais normais.
Esses relatos acústicos seguiam padrões específicos. Os sons geralmente ocorriam entre a meia-noite e as 3 da manhã, tinham a duração de várias horas e pareciam vir das áreas mais distantes da propriedade, possivelmente da região dos alojamentos dos trabalhadores ou das proximidades da sede principal.
Testemunhas os descreveram como gritos de dor ou desespero, gemidos prolongados e sons semelhantes a muitas pessoas chorando ao mesmo tempo. Zeferina Cavalcante, a esposa reclusa de Irineu, foi encontrada morta em sua cama na manhã de 15 de agosto de 1947. A descoberta foi feita pela única empregada doméstica autorizada a entrar na casa principal: uma mulher idosa chamada Joaquina, que trabalhava para a família há mais de dez anos e morava em um pequeno quarto nos fundos da residência.
O Dr. Augusto Medeiros foi chamado para examinar o corpo e determinar a causa da morte. Em seu relatório oficial, ele registrou a causa como “parada cardíaca associada à debilitação geral” — uma explicação médica vaga, mas plausível para uma mulher de 48 anos que, aparentemente, não gozava de boa saúde há algum tempo.
No entanto, o Dr. Medeiros incluiu em suas anotações médicas pessoais observações muito mais perturbadoras: “A falecida apresentava sinais evidentes de extremo estresse prolongado, que claramente contribuíram para sua debilitação física geral. Havia perdido peso significativo nos últimos meses, pelo menos 15 kg, baseando-me nas medições de roupas, e mostrava evidências claras de distúrbios crônicos do sono.”
O médico registrou detalhes físicos específicos: “Mais intrigantes foram as pequenas cicatrizes observadas nos pulsos e tornozelos: marcas finas, mas claramente visíveis, que sugeriam o uso prolongado de algum tipo de contenção ou restrição física.” “Quando questionei o marido sobre essas marcas, ele alegou que a esposa ocasionalmente sofria de episódios de sonambulismo violento que requeriam proteção para sua própria segurança.”
O Dr. Medeiros também notou aspectos do ambiente: “A condição do quarto onde a falecida foi encontrada era perturbadora. As janelas estavam lacradas por dentro com tábuas pregadas, eliminando completamente a entrada de luz natural.” “O colchão estava visivelmente sujo e apresentava manchas que pareciam ser de urina e outras secreções corporais, sugerindo que a senhora havia sido confinada ao leito por períodos prolongados.”
O funeral de Zeferina foi um evento extremamente discreto, realizado na capela particular da própria fazenda, com pouquíssimos convidados externos. Além da família imediata, compareceram apenas o Padre Anselmo Cardoso, para celebrar a missa, o Dr. Augusto Medeiros e dois ou três vizinhos próximos que mantinham relações cordiais com os Cavalcante.
Osmarina retornou de Mossoró para o sepultamento da mãe, mas sua presença foi notavelmente breve e tensa. Chegou na véspera do funeral e partiu imediatamente após a cerimônia, evitando qualquer conversação prolongada com os demais presentes. Testemunhas relataram que ela parecia profundamente perturbada, chorava constantemente e, em uma ocasião, foi ouvida sussurrando para o padre algo como: “Minha mãe sabia demais e não aguentava mais.”
Gersino Cavalcante, que havia retornado do sanatório de Fortaleza aparentemente recuperado de seus problemas mentais anteriores, começou a mostrar novos e mais severos sinais de instabilidade psicológica após a morte da mãe. Os episódios tornaram-se mais frequentes e mais perturbadores para quem os presenciava.
Moradores locais relataram ter encontrado Gersino várias vezes caminhando pela estrada que ligava a fazenda a Caicó, sempre a pé, sempre durante as primeiras horas da madrugada, falando sozinho de forma cada vez mais agitada e incoerente. Em várias ocasiões, ele parou em estabelecimentos comerciais ou casas na beira da estrada, pedindo desesperadamente para “contar a verdade” a quem quisesse ouvir.
Uma dessas ocasiões foi particularmente marcante e bem documentada. Em setembro de 1947, Gersino parou no estabelecimento de Joaquim Mendes — um pequeno armazém e bar na estrada entre a fazenda e Caicó — em estado de extrema perturbação mental. Joaquim registrou o incidente em uma carta a um parente em Natal: “O rapaz entrou na loja como um doido, todo sujo, descalço, com os olhos vermelhos de tanto chorar.”
“Pediu que eu chamasse imediatamente a polícia, porque precisava contar sobre os ‘mortos que não foram enterrados direito’ e as ‘pessoas que ainda estavam presas no porão esperando para morrer’. Ofereci água e tentei acalmá-lo, mas ele ficava cada vez mais agitado.” Joaquim continuou: “Ele repetia sem parar que precisava acabar com aquilo antes que matasse mais gente, e que não conseguia mais dormir ouvindo os gritos que vinham debaixo da casa.”
“Disse também que havia covas cheias de ossos espalhadas por toda a fazenda e que seu pai tinha ‘vendido a alma ao diabo pelo dinheiro’.” No entanto, antes que Joaquim pudesse decidir como ajudar o jovem ou chamar alguma autoridade, dois homens armados chegaram ao estabelecimento. Eles se identificaram como empregados de Irineu Cavalcante, enviados para buscar Gersino.
O rapaz foi levado de volta à fazenda sem oferecer resistência, “mas durante todo o trajeto eu podia ouvi-lo repetindo frases sobre contar a verdade e não aguentar mais carregar aquele peso na consciência”. Essa foi a última vez que Gersino Cavalcante foi visto vivo por pessoas externas à Fazenda Santo Antônio. Uma semana depois, em 28 de setembro de 1947, Irineu Cavalcante comunicou às autoridades de Caicó que o filho havia sofrido um acidente fatal durante atividades de trabalho na fazenda.
Segundo a versão oficial apresentada por Cavalcante, Gersino havia caído de um cavalo durante uma inspeção de pastagens remotas, batendo violentamente a cabeça em uma pedra grande. A queda teria causado fratura do crânio e morte instantânea. O corpo foi enterrado no cemitério particular da fazenda antes que qualquer exame médico externo pudesse ser realizado. A alegação foi a de que a decomposição acelerada pelo calor exigia sepultamento imediato.
A morte súbita de Gersino, especialmente considerando suas declarações públicas perturbadoras na semana anterior, gerou suspeitas significativas entre os moradores locais familiarizados com a situação. Várias pessoas comentaram, em particular, que a morte parecia “conveniente demais” para ser acidental, especialmente considerando que Gersino era cavaleiro experiente desde a infância.
A morte do filho único (e homem) marcou o início do declínio visível e acelerado da Fazenda Santo Antônio. A produtividade da propriedade, que havia sido extraordinariamente alta e constante durante anos, começou a diminuir notavelmente ao longo dos últimos meses de 1947. Os rebanhos aparentavam estar em condição pior, as plantações mostravam sinais de abandono e a manutenção geral da propriedade deteriorou-se visivelmente.
Irineu Cavalcante passou a demonstrar sinais evidentes de envelhecimento precoce e instabilidade emocional crescente. Um homem que, aos 52 anos, aparentava vigor e autoridade, em poucos meses tornou-se visivelmente mais magro, grisalho e nervoso. Suas raras aparições públicas revelavam um comportamento cada vez mais paranoico e defensivo.
Manuel Aniceto, que continuava fornecendo produtos ocasionalmente para a fazenda, relatou que suas visitas comerciais tornaram-se experiências progressivamente mais desconfortáveis. “‘Seu’ Irineu havia mudado completamente de personalidade. O homem confiante e próspero que conhecíamos havia desaparecido. Estava magro, com os cabelos completamente brancos, as unhas roídas e sempre extremamente nervoso.”
Aniceto continuou: “A casa principal estava visivelmente mal cuidada, com os móveis cobertos por lençóis sujos e muitos cômodos aparentemente fechados permanentemente. Ele sempre me atendia na varanda externa, nunca permitindo que eu entrasse na casa, e durante toda a conversa olhava constantemente para os lados, como se esperasse alguma coisa ruim acontecer a qualquer momento.”
Em dezembro de 1947, um evento inesperado trouxe à tona revelações adicionais e definitivas sobre a verdadeira situação na Fazenda Santo Antônio. Durante uma chuva excepcionalmente forte, que durou três dias consecutivos, parte de um barranco nos limites extremos da propriedade desmoronou devido à saturação do solo, expondo o que claramente pareciam ser restos mortais humanos em diferentes estágios de decomposição.
A descoberta macabra foi feita por Severino Costa, vaqueiro experiente que trabalhava em uma fazenda vizinha e estava procurando um gado que havia se dispersado durante a tempestade. Costa relatou imediatamente a descoberta ao seu patrão, que, por sua vez, comunicou o fato às autoridades de Caicó. A escavação cuidadosa do local, supervisionada pessoalmente pelo delegado Marcolino Santos e pelo Dr. Augusto Medeiros, revelou pelo menos 12 corpos humanos enterrados em covas relativamente rasas e sem caixões.
A análise preliminar dos restos mortais indicou que as mortes haviam ocorrido em períodos distintos, distribuídos ao longo dos dois ou três anos anteriores. O Dr. Medeiros registrou em seu relatório técnico: “Os corpos encontrados mostram sinais absolutamente consistentes de desnutrição severa e prolongada, bem como evidências claras de trabalho físico extenuante e inadequadamente supervisionado.”
“Vários esqueletos apresentam fraturas mal cicatrizadas em costelas, braços e pernas, sugerindo que os indivíduos continuaram trabalhando mesmo depois de sofrer ferimentos significativos.” O relatório médico incluiu observações ainda mais perturbadoras: “Mais alarmantes são as evidências abundantes de contenção física prolongada. Marcas características nos ossos dos pulsos e tornozelos indicam o uso sistemático de algemas, correntes ou cordas por períodos extensos.”
“Em pelo menos quatro casos, encontramos restos de metal corroído junto aos ossos, aparentemente fragmentos de correntes ou algemas que não foram removidas antes do enterro.” Confrontado diretamente com evidências físicas irrefutáveis de múltiplos homicídios, Irineu Cavalcante inicialmente tentou negar qualquer conhecimento sobre os corpos encontrados.
Ele alegou à investigação preliminar que poderia tratar-se de um antigo cemitério informal usado pelos primeiros ocupantes da região, durante o século anterior, antes da existência de cemitérios oficiais nas cidades próximas. No entanto, essa explicação mostrou-se completamente insustentável quando a escavação mais detalhada revelou objetos pessoais modernos enterrados junto aos restos mortais:
pedaços de roupas claramente manufaturadas na década de 1940, restos de calçados de couro com técnicas de fabricação contemporâneas e até mesmo moedas cunhadas entre 1944 e 1946. A investigação formal e definitiva da Fazenda Santo Antônio foi finalmente autorizada pelo governo estadual em janeiro de 1948, depois que as evidências do cemitério clandestino se tornaram de conhecimento público e geraram uma pressão política irresistível.
Uma equipe especializada, composta por investigadores policiais de Natal, um promotor público estadual, representantes do Ministério do Trabalho e oficiais militares, chegou à propriedade portando mandados judiciais abrangentes de busca e apreensão. O que a investigação profissional descobriu superou até mesmo as suspeitas mais sombrias que haviam sido levantadas ao longo dos anos anteriores.
Os porões da sede principal da fazenda haviam sido sistematicamente convertidos em uma verdadeira prisão subterrânea: com celas improvisadas mas funcionais, construídas com barras de ferro, correntes permanentemente fixadas às grossas paredes de pedra e evidências abundantes de que o espaço havia sido usado para confinamento humano prolongado.
A inspeção revelou detalhes horríveis sobre as condições de encarceramento: “As celas mediam aproximadamente 2 m² cada. Eram úmidas, mal ventiladas e claramente projetadas para causar o máximo desconforto físico e psicológico. Não havia instalações sanitárias adequadas, e os prisioneiros, aparentemente, eram forçados a usar baldes, que eram esvaziados de maneira irregular.”
Em duas das celas subterrâneas, a equipe de investigação encontrou dois homens ainda vivos, embora em estado de extrema debilitação física, o que chocou até mesmo os investigadores experientes. Os sobreviventes foram, posteriormente, identificados como Severino Gomes e Francisco Lima, ambos dados como desaparecidos por suas famílias mais de um ano antes.
Severino Gomes e Francisco Lima foram imediatamente transportados para o hospital de Caicó, onde permaneceram internados por várias semanas, recebendo cuidados médicos intensivos para desnutrição severa, desidratação, infecções de pele e problemas psicológicos resultantes do confinamento prolongado. Seus testemunhos forneceram detalhes horrendos sobre o sistema de trabalho forçado e punição operado por Cavalcante.
Em depoimento registrado durante sua recuperação hospitalar, Severino Gomes relatou: “Chegamos à fazenda em outubro de 1946, depois de ouvir que havia trabalho bem pago e condições decentes. No começo, durante algumas semanas, era trabalho duro, mas dentro do normal para o campo. Depois, nos transferiram para os alojamentos distantes e começaram a nos tratar como animais.”
Gomes descreveu a deterioração progressiva: “A comida diminuiu até ficar apenas água suja com um pouco de farinha, uma vez por dia. O trabalho aumentou para 16, 18 horas diárias, cavando açudes, carregando pedras, limpando currais. Quem reclamava ou tentava parar para descansar apanhava dos supervisores armados.”
Francisco Lima complementou com detalhes sobre o sistema punitivo: “Quem questionava as condições ou tentava fugir era levado para os porões da casa. Lá embaixo ficavam pessoas acorrentadas nas paredes. Algumas já estavam lá havia meses, ou mais. Recebiam apenas água suja de dois em dois dias e comida podre uma vez por semana.”
“Alguns ficavam loucos, outros morriam devagar.” Lima forneceu informações específicas sobre as mortes: “Quando alguém morria nos porões, geralmente durante a madrugada, o ‘Seu’ Gersino vinha com dois ou três capangas, tiravam o corpo e o enterravam em covas que já estavam preparadas nos limites da fazenda. Às vezes cavavam as covas antes mesmo da pessoa morrer, como se soubessem que isso ia acontecer.”
A busca sistemática da casa principal revelou evidências documentais adicionais do esquema criminoso de Cavalcante. Em sua escrivaninha pessoal, investigadores encontraram registros detalhados mantidos ao longo de vários anos, documentando meticulosamente a chegada, o status disciplinar e o destino final de dezenas de trabalhadores.
Algumas dessas anotações eram particularmente perturbadoras em sua frieza burocrática: “João Silva. Chegada: maio/46. Transferido para contenção: junho/46 (por tentativa de fuga). Morreu: julho/46. Enterrado: Setor C.” Ou: “Antônio Pereira. Chegada: março/45. Produtividade baixa. Punição (porão): agosto/45. Morreu: setembro/45. Enterrado: Setor B.”
Os registros revelaram que Cavalcante havia desenvolvido um sistema de categorização dos trabalhadores baseado em produtividade, obediência e tentativas de resistência. Aqueles classificados como problemáticos eram sistematicamente transferidos para condições de trabalho cada vez mais severas, culminando no eventual confinamento nos porões subterrâneos.
Na escrivaninha de Gersino — que aparentemente havia sido forçado a participar relutantemente do esquema paterno —, foram encontrados papéis pessoais que documentavam sua crescente angústia mental. Várias anotações fragmentadas revelavam sua luta interna com as atividades na fazenda. Uma anotação particularmente reveladora, escrita com caligrafia trêmula, dizia:
“Não posso mais viver sabendo que ajudei a enterrar gente inocente que ainda estava respirando quando colocamos a terra por cima. Preciso contar a verdade antes que minha mente se perca completamente. Deus me perdoe pelo que fiz por medo do meu pai.” Outra anotação, aparentemente escrita poucos dias antes de sua morte, revelava: “Os gritos que vêm dos porões durante a noite não me deixam dormir há meses.”
“Toda vez que fecho os olhos, vejo os rostos das pessoas que ajudei a matar. Meu pai diz que é necessário para manter a propriedade próspera, mas sei que vendemos nossas almas ao demônio.” Irineu Cavalcante foi formalmente preso em flagrante no momento da descoberta dos prisioneiros nos porões e, posteriormente, indiciado por múltiplos crimes gravíssimos.
Entre eles: cárcere privado, redução a condição análoga à de escravo, tortura, homicídio qualificado e formação de organização criminosa. O promotor estadual preparou uma acusação que incluía pelo menos 23 contagens de homicídio premeditado. Durante os primeiros interrogatórios na delegacia de Caicó, Cavalcante manteve-se completamente em silêncio.
Ele recusou-se categoricamente a responder qualquer pergunta sobre as operações criminosas da fazenda. Seus advogados, contratados entre os mais caros e conceituados do estado, orientaram-no a não fazer declarações que pudessem comprometer ainda mais sua situação legal, que já era desesperadora.
Apenas na terceira semana de prisão — aparentemente sucumbindo à pressão psicológica do isolamento carcerário e, possivelmente, começando a compreender a impossibilidade de escapar de uma condenação —, Cavalcante começou, gradualmente, a fornecer detalhes sobre como havia desenvolvido e operado seu sistema de trabalho forçado.
Segundo seu depoimento formal — cuidadosamente registrado nos arquivos judiciais de Caicó e posteriormente utilizado durante o julgamento —, Irineu alegou que tudo havia começado como uma “estratégia de negócios” para reduzir custos operacionais durante os períodos economicamente difíceis da década de 1940.
“No início da década, quando os preços do algodão caíram drasticamente e a seca afetou toda a região, percebi que precisava encontrar formas de reduzir custos de produção para manter a fazenda competitiva”, declarou Cavalcante. “Comecei oferecendo condições aparentemente melhores que as de outros fazendeiros para atrair trabalhadores mais qualificados e motivados.”
Cavalcante descreveu a evolução gradual do sistema: “Descobri que podia aumentar significativamente os lucros se conseguisse controlar totalmente os custos com salários, alimentação e outras despesas com trabalhadores. Comecei diminuindo gradualmente as rações e aumentando progressivamente as horas de trabalho.”
“Quando alguns trabalhadores reclamaram ou questionaram, usei intimidação física e psicológica para mantê-los disciplinados.” O depoimento revelou como o sistema evoluiu para formas cada vez mais extremas de controle: “Percebi que poderia manter os trabalhadores indefinidamente na propriedade se criasse dívidas artificiais que eles não conseguissem pagar.”
“Inventava custos com ferramentas quebradas, alimentos consumidos, alojamento fornecido. Eles ficavam com medo de deixar a fazenda porque achavam que deviam muito dinheiro.” Cavalcante admitiu o desenvolvimento do sistema punitivo: “Aqueles que insistiam em partir, ou se recusavam a aceitar as condições estabelecidas, eram transferidos para os porões até que mudassem de atitude.”
“A ideia original era apenas desencorajá-los temporariamente, mas alguns se tornaram cada vez mais resistentes e precisaram de medidas mais severas.” O depoimento também revelou o papel forçado de Gersino no esquema criminoso: “Meu filho tentava constantemente me dissuadir. Alegava que estávamos indo longe demais, que aquilo não era correto. Mas ele era fraco. Não compreendia que, nos negócios, às vezes é necessário ser duro para sobreviver.”
“Quando começou a ameaçar seriamente denunciar nossas operações às autoridades, precisei tomar medidas definitivas para proteger nossa família.” Essa última declaração foi, posteriormente, interpretada pelos promotores como uma confissão explícita de que Irineu havia deliberadamente assassinado o próprio filho para silenciá-lo e impedir que revelasse os crimes da fazenda.
O julgamento de Irineu Cavalcante — realizado no Tribunal de Natal entre agosto e dezembro de 1948 — tornou-se um dos casos criminais mais amplamente comentados e juridicamente significativos da história do Rio Grande do Norte. O caso atraiu a atenção da imprensa nacional, com jornalistas de São Paulo e do Rio de Janeiro cobrindo o processo, e estabeleceu precedentes legais importantes para crimes relacionados ao trabalho forçado no Brasil.
Durante os quatro meses de julgamento, foram ouvidas mais de 60 testemunhas. Entre elas estavam os dois sobreviventes dos porões, familiares das vítimas identificadas, moradores da região que haviam observado atividades suspeitas, autoridades que interagiram com Cavalcante, e especialistas (médicos e forenses) que analisaram as evidências físicas encontradas na propriedade.
Os depoimentos das testemunhas pintaram um quadro consistente e abrangente de um sistema de exploração que havia operado por pelo menos quatro anos, sem interferência significativa das autoridades locais. A evidência cumulativa demonstrava que Cavalcante havia sistematicamente atraído, escravizado, torturado e assassinado dezenas de trabalhadores rurais vulneráveis.
O Dr. Waldemar Freire, promotor público especial designado pelo estado para conduzir a acusação, declarou em sua argumentação final: “Este tribunal está confrontando um dos sistemas de criminalidade mais sistemáticos, cruéis e desumanos já registrados em nossa jurisdição. O réu transformou, deliberadamente, uma propriedade rural legítima em um campo de concentração e extermínio disfarçado, onde seres humanos inocentes eram metodicamente reduzidos à condição de objetos descartáveis.”
A defesa de Cavalcante, liderada por uma equipe de advogados criminalistas experientes, tentou argumentar que ele sofria de distúrbios mentais progressivos, que comprometiam sua capacidade de discernimento moral e legal. Apresentaram laudos psiquiátricos, alegando que o acusado havia desenvolvido uma condição patológica que o impedia de compreender completamente as consequências de suas ações.
No entanto, os registros meticulosos e organizados encontrados na fazenda, demonstrando o planejamento detalhado e a execução sistemática dos crimes ao longo de vários anos, tornavam insustentável qualquer defesa baseada em incapacidade mental. Os documentos comprovavam uma consciência clara das ações e de suas consequências legais e morais.
Em 15 de dezembro de 1948, após 7 horas de deliberação, o júri (composto por 12 cidadãos proeminentes do estado) declarou Irineu Cavalcante culpado de todos os crimes pelos quais havia sido acusado. O juiz presidente, Dr. Antônio Carlos Medeiros, o condenou à pena máxima permitida pela legislação da época: 30 anos de prisão, com trabalhos forçados, sem possibilidade de liberdade condicional.
A sentença, considerada excepcionalmente severa para os padrões judiciais da época, foi justificada pelo juiz como “necessária para demonstrar que a sociedade brasileira não tolerará a redução de seres humanos à condição de escravos, independentemente da posição social ou econômica dos perpetradores”.
A Fazenda Santo Antônio foi imediatamente confiscada pelo estado como parte das penalidades criminais impostas. A propriedade foi posteriormente leiloada em hasta pública, e os recursos obtidos foram destinados a indenizações para as famílias das vítimas identificadas e a programas sociais para trabalhadores rurais vulneráveis.
O casarão principal e todas as instalações associadas aos crimes foram sistematicamente demolidos em 1950, após uma determinação judicial que considerou as construções “permanentemente contaminadas por associação com crimes contra a humanidade”. O juiz responsável pelo inventário dos bens confiscados declarou que as estruturas representavam “lembranças inaceitáveis de sofrimento humano que deveriam ser eliminadas da paisagem”.
Irineu Cavalcante permaneceu encarcerado na penitenciária estadual de Natal, onde cumpriu apenas cinco anos de sua sentença, vindo a morrer em 1953, aos 60 anos. Segundo relatos de guardas penitenciários e de outros presos, ele havia desenvolvido comportamentos obsessivos durante o período de encarceramento:
passava horas desenhando plantas detalhadas de casas e repetia constantemente nomes de pessoas às quais alegava precisar pedir perdão pessoalmente. Um ex-detento que compartilhou a cela com Cavalcante durante seus últimos meses relatou: “Ele nunca dormia direito. Sempre acordava gritando durante a madrugada. Dizia que ouvia vozes de pessoas mortas pedindo justiça.”
“Durante o dia, ficava desenhando casas nos pedaços de papel que conseguia. Sempre com porões muito detalhados, como se estivesse tentando recriar alguma coisa da memória.” Osmarina Cavalcante, a filha que havia rompido relações com a família após descobrir a verdade sobre as operações da fazenda, mudou-se permanentemente para São Paulo logo após o julgamento do pai.
Ela adotou o sobrenome do marido, cortou completamente o contato com qualquer pessoa ou lugar associado ao Rio Grande do Norte e proibia terminantemente qualquer menção ao passado familiar em sua nova vida. Segundo informações coletadas por pesquisadores décadas depois, Osmarina viveu o resto de sua vida sob um pseudônimo parcial, trabalhando como professora primária em escolas públicas de São Paulo.
Nunca se permitiu ter filhos, alegando a familiares próximos que temia “passar adiante um sangue contaminado pelo mal”. Morreu em 1978, aos 55 anos, sem nunca ter retornado ao Nordeste. O local onde ficava a Fazenda Santo Antônio permaneceu abandonado e inutilizado por muitos anos após a demolição das estruturas principais.
A terra foi eventualmente dividida em pequenas parcelas e vendida, a preços muito baixos, para pequenos agricultores locais. Mas muitas dessas parcelas permaneceram sem uso por décadas. Moradores da região, de forma consistente, relatavam “dificuldades inexplicáveis” para fazer qualquer coisa crescer produtivamente naquele solo, independentemente dos métodos de cultivo empregados ou das condições climáticas.
“A terra parecia ter perdido permanentemente sua fertilidade natural, como se tivesse sido permanentemente marcada pelos eventos horríveis que ali ocorreram.” Em 1963, o historiador Dr. Waldemar Freire — especialista em história social do Nordeste brasileiro e professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte — iniciou uma pesquisa acadêmica abrangente sobre o caso da Fazenda Santo Antônio, como parte de um estudo maior sobre sistemas de trabalho forçado na região durante a primeira metade do século XX.
A investigação do Dr. Freire, que durou cinco anos e resultou em uma tese acadêmica posteriormente publicada como livro, revelou que o sistema operado por Irineu Cavalcante não era um caso isolado ou aberrante, mas representava um padrão mais amplo de exploração sistemática, que ocorria em várias regiões remotas do interior nordestino.
Através da análise de documentos judiciais, correspondência oficial, registros eclesiásticos e dezenas de entrevistas com sobreviventes e testemunhas, o Dr. Freire identificou pelo menos 12 outras propriedades rurais na região que operavam sistemas similares de trabalho forçado durante o mesmo período, embora geralmente em escalas menores que a Fazenda Santo Antônio.
Os arquivos organizados pelo Dr. Freire, preservados na biblioteca da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, incluem correspondências comoventes de sobreviventes e familiares de vítimas. Muitos deles forneceram informações adicionais que não haviam emergido durante o julgamento original, devido ao medo, à vergonha ou à falta de oportunidade para testemunhar.
Maria Santos, viúva de Antônio Carlos, um dos trabalhadores mortos na propriedade, escreveu ao Dr. Freire em 1964: “Professor, meu marido Antônio foi para aquela fazenda maldita em abril de 1946, prometendo que voltaria em seis meses com dinheiro suficiente para comprarmos nossa própria terrinha. Durante dois anos, depois que ele desapareceu, continuei acreditando nas mentiras de ‘Seu’ Irineu sobre ele ter ido trabalhar no Ceará.”
A carta continuava: “Só quando encontraram aqueles corpos enterrados como bichos é que soube, finalmente, a verdade sobre o que havia acontecido com meu Antônio. Meus quatro filhos cresceram sem pai, e eu os criei sozinha, lavando roupa e vendendo comida na feira, sempre carregando a dor terrível de não saber o que tinha acontecido com ele. Mesmo sabendo a verdade agora, ainda acordo algumas noites pensando que ouço a voz dele me chamando do quintal.”
Outro documento significativo nos arquivos do Dr. Freire é uma carta de Raimundo Silva, um dos três trabalhadores que inicialmente escaparam da fazenda em dezembro de 1946, mas desapareceram misteriosamente ao serem recapturados. A carta, datada de 1965, foi enviada de Salvador, onde Silva havia vivido sob nome falso desde sua “segunda fuga” em 1947.
“Professor Freire, só agora me sinto minimamente seguro para contar o que realmente aconteceu depois que fomos capturados de volta em Serra Negra do Norte”, escreveu Silva. “Quando os capangas de ‘Seu’ Irineu nos levaram de volta para a fazenda naquela madrugada, ele nos fez uma proposta que parecia a nossa única chance de continuar vivos.”
Silva relatou: “Disse que ficaríamos vivos se assinássemos papéis dizendo que havíamos mentido sobre tudo que contamos na cidade, e se concordássemos em trabalhar sem salário pelo resto de nossas vidas para compensar os prejuízos que havíamos causado à reputação dele. José Pereira e Antônio Carlos aceitaram imediatamente, de tanto medo.”
Siga a página.